Notas rápidas

UEM promove António Alberto da Silva a categoria de Professor Catedrático

 
Picture of António Francisco
UEM promove António Alberto da Silva a categoria de Professor Catedrático
by António Francisco - Sunday, 10 September 2017, 1:39 PM
 

UEM promove António Alberto da Silva a categoria de Professor Catedrático


antonio-franciscoA Universidade Eduardo Mondlane promoveu na tarde de hoje (05/09) António Alberto da Silva Francisco, docente da Faculdade de Economia a categoria de Professor Catedrático na área de Economia.
Para o efeito, o mais recente professor catedrático, o primeiro da Faculdade de Economia, apresentou um projecto da disciplina intitulado “Métodos Quantitativos e Desenvolvimento Económico” e uma aula intitulada "Crescimento e Desenvolvimento Económico" perante um júri composto pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo (Presidente); Professor Catedrático João Mosca, da Universidade Politécnica (Vogal); e o Professor Catedrático Miguel Brito, da Universidade de Lisboa (Vogal).
Na aula, António da Silva fez uma abordagem em torno da dicotomia crescimento e desenvolvimento económico, defendeu a necessidade de reflexão da transformação estrutural da economia na sua dimensão qualitativa sobretudo nos países subdesenvolvidos, no sentido de que como é que ela se pode estruturar independentemente de quaisquer que sejam os factores.
Após ter sido aprovado pelo jurado, o Professor António Alberto era um homem feliz por ter atingido o mais alto grau académico. Agradeceu a família e colegas e encorajou aos demais colegas de profissão a optarem pelo mesmo caminho. Entretanto reconheceu os desafios que lhe esperam. "Fico feliz porque a Faculdade de Economia tem o seu primeiro professor catedrático. Vou continuar a trabalhar", disse.
Por seu turno, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, disse que a categoria de Professor Catedrático é importante por ser aquela que confere maior qualidade a uma instituição de ensino superior a par da investigação. "Com este professor catedrático esperamos que a Faculdade de Economia avance em termos quantitativos e qualitativos. O professor catedrático é aquele que estimula a pós-graduação.
Nascido em 1958 em Quelimane, província da Zambézia, António Alberto da Silva Francisco é docente da UEM desde 1981. É licenciado em economia (1987), mestre em demografia pela Australian National University - ANU (1989), e Doutorado em demografia pela mesma universidade (1997).
No seu percurso académico é autor de uma série de publicações científicas e de livros lançados. Entre os projectos de investigação que coordenou constam títulos como Banca Islâmica e Protecção Social; Poupança e Protecção Social; Envelhecer em Moçambique: Dinâmicas de Bem-Estar e Pobreza.
O Professor António Alberto da Silva Francisco foi candidato único ao concurso público lançado, em Abril deste ano, pela Universidade Eduardo Mondlane à vaga de professor catedrático para a Faculdade de Economia.